Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blogue da Mafalda

Somos todos normais, até termos filhos! | Por Ana Fagundes Lourenço

O Blogue da Mafalda

Somos todos normais, até termos filhos! | Por Ana Fagundes Lourenço

Sab | 29.12.18

Qual é a melhor maneira de começar 2019?

Ana Fagundes Lourenço

Agora que o Natal já passou, é altura de arregaçar as mangas e preparar as boas-vindas a
2019. Mas para mim a Passagem de Ano é muito diferente da Consoada e do Natal.
Enquanto estes últimos são a festa da família por excelência, a Passagem de Ano sempre foi uma oportunidade para estar com os amigos.


Durante muitos anos, estar com os amigos era sinónimo de sair, beber (mas atenção, sempre com moderação!) dançar e regressar só ao nascer do Sol. Mas agora que já quase todos temos filhos, há que aceitar os factos e renunciar a esse programa. Acho que não falo só por mim quando digo que a nossa vida social diminuiu bastante quando a Mafalda nasceu.


Tínhamos sempre medo que ela não estivesse confortável ou que estranhasse as pessoas. Que houvesse muito barulho e começasse a chorar, por exemplo. Ou até que não houvesse onde aquecer a comida para ela! Muitos dos nossos amigos tiveram filhos mais ou menos ao mesmo tempo e também estavam menos disponíveis para sair.


Entretanto, também temos a responsabilidade de não sair até muito tarde e de não voltar só quando nos apetecer. Mesmo quando a Mafalda fica com os avós, nada é como quando estávamos solteiros. Mas claro que a maternidade e a paternidade não fazem uns “cotas” que passam o ano em frente à televisão!

Este ano, decidimos reunir-nos com um grupo de amigos e vamos estar todos juntos: nós e os miúdos, claro, que entretanto também já cresceram todos um bocadinho. Uma possibilidade para aproveitar melhor o tempo em grupo, será dispensar o trabalho de cozinha. Para isso basta, por exemplo, procurar empresas de catering (embora aqui nunca seja tão fácil como procurar catering de eventos no Porto ou catering de eventos em Lisboa) e reavivar a os bons momentos com os nossos amigos.


Para que também os miúdos aproveitem melhor a noite, cada um de nós vai levar um brinquedo para que troquem entre si e brinquem. É possível que alguns adormeçam antes da meia-noite, mas por isso mesmo é que ficamos em casa de uns amigos - podem dormir no quarto de convidados que nós estamos mesmo ali na sala ao lado.

Bom ano novo a todos!