Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Blogue da Mafalda

Somos todos normais, até termos filhos!

O Blogue da Mafalda

Somos todos normais, até termos filhos!

Devo pedir autorização para trocar a fralda?

A dinâmica familiar mudou, e ainda bem. Hoje em dia não temos aquela estrutura rígida em que o Pai manda, a Mãe concorda e os filhos obedecem. É cada vez mais "normal" ouvir o que os filhos têm a dizer sobre tudo o que é importante para a família. Afinal de contas eles são o centro das nossas vidas, certo?

 

De acordo com a especialista sexual Deanne Carson, devemos pedir autorização antes de mudarmos a fralda aos nossos filhos. Porquê? Porque é importante estabelecer laços afectivos com base no consentimento e porque a criança tem uma "voz activa" sobre o seu corpo. 

 

Não tardaram os comentários de quem se insurge contra esta teoria. Agora, onde é que já se viu pedir autorização para limpar o belo do cocó? Tá tudo doido ou quê? Mas afinal, quem é que manda nesta casa? E quem é que assume a responsabilidade da criança ficar com lesões cutâneas gravíssimas, resultantes da recusa em mudar a fralda? Mas que bandalheira é esta, senhores?

 

Bom, eu não acho a ideia assim tão descabida. Mas isso sou eu, que gosto de levar as coisas a bem.

 

 

Aprendi (com muito choro e birras descomunais) que a criança é um amor quando faz as coisas de livre vontade. Até pode vir a ser uma "malcriadona", mas estou disposta a correr o risco.

 

Portanto, cá em casa nós não pedimos autorização, mas usamos uma outra estratégia: Perguntar. 

 

Se a fralda está suja - seja do que for - perguntamos "vamos mudar a fralda, filha?". Vejam lá que somos tão esquisitos, que falamos com a Mafalda, ao invés de a arrastarmos pelo corredor! E parece que resulta. Ela vai pelo seu pé até ao quarto e colabora em tudo o que pedimos! E quem já mudou a fralda a um bebé contrariado, sabe que é bem mais difícil do que lutar contra um polvo!